Essa técnica garante que os consumidores prestem mais atenção à mensagem de marketing. O termo foi cunhado pelo autor Seth Godin em seu livro ''Permission Marketing''
É o oposto ao Marketing de Interrupção, que é praticado nos meios de comunicação tradiconais, onde o usário é interrompido para receber uma mensagem publicitária.
Através do Marketing de Permissão, um veículo ou anuciante pode descobrir quem são e o que desejam seus visitantes, de forma a programar o conteúdo e as mensagens publicitárias para ir de encontro a essas necessidades específicas.
O Marketing de Permissão é o princípio fundamental do E-mail Marketing e orienta todo tipo de relacionamento personalidado. Nele, o usuário manifesta expressamente seu desejo de receber uma mensagem publicitária (Opt-in), especificando com que frequência, de que maneira e de qual assunto ele quer ser informado.
O Marketing de Permissão é o mais delicado dos relacionamentos, pois implica na vontade e necessidade do outro dessa interação.
Para a empresa que conquista e estabelece uma comunicação com seu cliente a longo prazo, é capaz de transformar problemas em soluções, criticas em sugestões e elogios em testemunhal, importante para uma segunda venda.
O ponto mais importante do Marketing de Permissão é construir um relacionamento estruturado na confiança, pois estabelecer estratégias é simples, mas cumprir acordo que envolvem contatos com relevância e conteúdo pode ser uma tarefa muito difícil.
O acordo deve ser explícito com o seu cliente, dado ao grande número de jornais e revistas, programas de televisão, web sites, disponíveis no mercado. Ou seja, chegaremos ao pontos de dar-lhe um DVD se este assistir o seu vídeo de lançamento de um novo produto que tenha duração de 25 minutos.
Em resumo, com toneladas de e-mails em nossas caixas de entrada e malas diretas, o cliente só abrirá sua correspondência, se tiver motivos tangíveis para fazê-lo - Pense no que você vai oferecer em troca das informações recebidas? Serviços? Novos Produtos?
Os pontos mais importantes da permissão adquirida de seu cliente, são as seguintes:
- Foco no cliente - conheça-o
- Administrar o cliente em ambiente de rápidas mudanças
- Interagir sem incomodar - Bom senso
- Fonte de Informação - Business Intelligence
- Informação na medida certa
- Ganhar dinheiro protegendo e não ameaçando
- Estabelecer acordo explícito
- Confidencialidade - Relacionamento de aprendizado
- Adaptar a empresa ao cliente
- Seguir as boas práticas
Fonte:ABEMD, Wikipedia / Zartana Marketing Direto