Marketing de Permissão & e-mail Marketing

Obter a permissão de um destinatário para receber seus informativos é com certeza um dos grandes desafios de todo profissional envolvido com o Email Marketing. Logo, o desenvolvimento de estratégias nesse sentido se faz necessário para a construção de um relacionamento duradouro entre cliente e fornecedor.

Na hora de pensar nesse tipo de estratégia, é sempre bom espelhar-se em ideias que já deram certo e em pessoas com experiência no ramo. É o caso de Seth Godin, vice-presidente de Marketing de Permissão da Yahoo! Em seu livro Permission Marketing – Turning Strangers Into Friends and Friends Into Customers, ele afirma que o Marketing de Permissão deve utilizar a privacidade do usuário como moeda de troca para a construção de relacionamentos.

O que ele quer dizer, em outras palavras, é que o Email Marketing é uma permuta. O seu cliente abre mão de um pouco de privacidade e em troca recebe algum tipo de benefício. Para Godin, existem quatro princípios que caracterizam esse conceito:

1) Ninguém, a princípio, deseja receber informações a respeito da sua empresa ou daquilo que você se propõe a divulgar;

2) A permissão obtida do cliente é intransferível, ou seja, você não poderá passar para terceiros a permissão de uma pessoa para receber seus informativos;

3) A permissão é revogável, ou seja, se a pessoa não deseja mais receber seus informativos, ela deve ter o direito dela respeitado;

4) A permissão não é estática, ou seja, você poderá controlar o nível de permissão que possui com o seu destinatário dependendo do interesse dele com a sua empresa.

Com base nas ideias de Godin, podemos elaborar as seguintes dicas:

1) Ofereça incentivos: se você vende algum tipo de produto ou serviço, ofereça algum tipo de recompensa em troca da permissão e do endereço de e-mail das pessoas;

2) Cative o cliente: seja informativo e ensine coisas novas através de suas newsletters;

3) Melhore o relacionamento: conquiste mais permissões em troca de mais incentivos.

OBS.: seja bem claro e honesto ao solicitar a permissão do cliente. Por exemplo, solicitar permissão para enviar informativos e ao invés disso disparar campanhas de email marketing contendo ofertas dos seus produtos é extremamente deselegante. Como foi dito anteriormente, ofereça mais incentivos em troca de mais permissão!

Fontes : Instituto i3G e Pensamentos de Seth Godin